E quem defende isso? Geralmente países com uma classe de proprietários de empresas - indústrias, serviços, agronegócio - que seja bem forte, que não queira leis sobre direitos do consumidor, direitos ambientais, direitos trabalhistas.
A estória toda é furada, pois quem defende essa idéia geralmente não admite o cinismo que tem por trás: essas empresas não querem o governo legislando CONTRA elas. Mas querem o governo legislando A FAVOR delas. Assim, por exemplo, nos Estados Unidos, se briga contra leis que dêem direitos ao consumidor e aos trabalhadores, mas, por outro lado, se exige que o governo crie leis protegendo o mercado do país contra importações e contra subsídios de outros países.
É mais ou menos como um casal onde o cara diz pra mulher que não quer que ela o chifre, mas ele continua a chifrar assim mesmo.
Bem, disse isso tudo porquê essa semana nós tivemos mais um exemplo lindo de como essa mentalidade neoliberal funciona: nos Estados Unidos o banco Leehman Brothers, a seguradora AIG e outras instituições financeiras anunciaram que iam quebrar.
SE o mercado realmente tivesse a capacidade que os neoliberais dizem que tem de se auto-regular, o que ele faria? Absorveria essa quebra, que - economicamente falando -iria causar prejuízos de um lado mas por certo geraria outros lucros e oportunidades de outro.
Então quem defende a economia de mercado deixou a seguradora quebrar, não é?
E-R-R-A-D-O! Claro que não. Mesmo o banco central americano não sendo diretamente um órgão do governo, é um órgão público, e tem recursos públicos, e acabou injetando na AIG a ninharia de 85 BILHÕES DE DÓLARES! Tá aqui, ó. E essa não é a primeira ajuda bilionária do dinheiro público americano a uma instituição financeira não. Com a quebra das instituições hipotecárias dos Estados Unidos no começo do ano, mais uns 200 BILHÕES foram disponibilizados pelo governo dos EUA pra ajudar essas empresas.
Eis aí a maravilha da economia de mercado: o governo fica na sua, não fazendo nada que não seja dar dinheiro quando a economia de mercado não funciona.
O que quem defende o neoliberalismo esquece de dizer é que esse dinheiro aí que eles recebem é público, é do povo americano.
Taí: no capitalismo os lucros sempre são privados, e os prejuízos são públicos.
A propósito, tô precisando de uma grana, só um milhãozinho. Será que o governo americano me empresta? Eu faço qualquer coisa!

Eu pareço bastante com esse cara da foto.
Também já fiquei pelado de óculos escuros.
Também já fiquei pelado de óculos escuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário