sexta-feira, 30 de maio de 2008

Obsolescência

Ontem assisti um programa no Discovery Channel - e essa é a típica frase que me qualifica como um nerd, afasta as mulheres, e me diminui perante os machos-alfa em geral - que mostra como se faz as coisas, acho que se chama - oh!- "Como Se Faz".

O item de ontem era um disco de vinil, desde a gravação dos sulcos com música numa placa de laca, passando por jatos de prata e banho de niquel pra fazer uma matriz e prensar o vinil individualmente.

O chocante de tudo, pra mim, foi ver que todo o maquinário da fábrica de vinis era antigo, meio enferrujado, kitsch, como aqueles documentários que mostravam homens de óculos grossos e ternos safari (safari suits).

Mesmo o vinil tendo começado a sumir faz uns dez, quinze anos, todas aquelas máquinas pareciam ser antigas demais, valvuladas, com botões grandes quadradões, luzinhas vermelhas e chaves de liga e desliga.

Aí hoje estava indo ao trabalho e embaixo de um viaduto onde acampam umas famílias de sem-teto havia uma pilha de fitas cassete. Devia ter uma duzentas fitas lá, todas das mais novas, caixinha transparente e não as caixinhas pretas e brancas que eu tinha dos discos da Donna Summer e da novela Guerra dos Sexos Internacional.

E me deu uma pena daquela tecnologia e de mim mesmo. Morreu o cassete, morreu o vinil, e morreram ótimas expressões como "troca o disco", "parece disco riscado" e "lado b". Que têm tanta força e sentido hoje quanto referências ao Fofão, ao bigode do Sarney ou à gostosa da Sandra Bréa - que já morreu, e quando eu falo dela sempre gera um ar de insipidez das pessoas com menos de 40 anos e um suspiro de tesão pré-histórico dos mais velhos.

Envelhecer também é isso. É tornar suas memórias obsoletas pelo simples fato delas não se referirem a mais nada da atualidade.

Mas é um problema da humanidade desde sempre. O homem que inventou o fogo, quando envelheceu, também devia falar dos dias sem fogo pra ouvintes mais jovens, que não deviam entender nada pela falta de referência sobre a vida sem fogo.

Nenhum comentário: