quinta-feira, 29 de maio de 2008

Um mês de spams.

A McAfee fez uma experiência com voluntários no mundo todo, pela qual as pessoas deveriam receber, abrir e seguir as instruções de todos os spams que recebessem.

Yeah, tudo! Desde sugestões pra se aumentar o pênis, conseguir virilidade, atrair mulheres, até fotos da menina Isabella, dos Mamonas Assassinados, e propostas de resgate de prêmios milhardários na Nigéria.

Durante um mês os voluntários foram atrás de todos os links, abriram todos os arquivos, baixaram todas as barras de ferramentas, fizeram tudo o que não se deve fazer.

O resultado dos participantes brasileiros, e seus comentários sobre a experiência, estão nos blogs de cada um, acessados por este link: http://www.mcafeespamexperiment.com/brazil.html

Eu fico bege de ver as mensagens que recebo, mas, via de regra, não abro nada. Acho que o bicho vai começar a pegar no Brasil quando os spammers começarem a fazer mais mensagens em português.

É que pra gente aqui do Brasil uma postagem como essa que recebi, tendo "Bvlgari Watches" como assunto, não chama muito a atenção. O texto dela - "MY JEWELER COULD NOT TELL IT WAS NOT A REAL ROLEX - More information how to buy an AAA+ quality replica!" sendo um link- é suficientemente panaca pra qualquer pessoa no Brasil que fale inglês sacar que é um spam com possibilidade de ser phishing.

Mas quem fala inglês no Brasil costuma ser um pouco mais criterioso e informado sobre esses golpes - por força meramente de ter mais educação formal, ler e tal. Se o texto desse spam fosse em português, oferecendo algum artigo da moda - sei lá, tênis Nike, calças Diesel, bolsas Prada - sem dúvida uma caralhada de gente iria clicar. E dançar, cularo!

Como já dançam nos phishings da Receita Federal, dos Correios, do Banco do Brasil, da Tim, da Gol, etc.

Ou seja, o que nos separa do caos é só a barreira linguística. Que em breve deverá ser superada por algum phisher/spammer atento às possibilidades de enganar.

Nenhum comentário: