quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Nazistas e Antissemitas

Saiu hoje esta nota na Folha de São Paulo

"07/01/2009 - 15h49
Centro judaico acusa PT de apoiar terrorismo após crítica a ofensiva
O Centro Simon Wiesenthal expressou nesta quarta-feira seu protesto contra o Partido dos Trabalhadores (PT), que divulgou uma nota em que classificou de "terrorismo de Estado" a ofensiva israelense contra o Hamas em Gaza.

Desde o início do ataque israelense a Gaza, no dia 27, mais de 600 palestinos morreram, informam fontes médicas que atuam no território. Ao menos um quarto das vítimas palestinas seria de civis. Sete soldados israelenses morreram na ofensiva, quatro deles em episódios de "fogo-amigo", e quatro civis foram mortos em ataques de foguetes lançados pelo Hamas contra as cidades do sul de Israel. Israel diz que a ofensiva tem por objetivo dar um fim aos ataques com foguetes, que se intensificaram após o fim, no dia 19 de dezembro, de uma trégua de seis meses com o Hamas.

No comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo PT, o partido criticou a ofensiva de Israel na faixa de Gaza e declarou o seu "integral apoio à causa palestina". "Não aceitamos a "justificativa' apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques. Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista", afirma a nota, assinada pelo presidente do PT nacional, Ricardo Berzoini.

O Centro Wiesenthal rejeitou a nota do PT "devido à declaração na qual acusa Israel de praticar 'terrorismo de Estado', negando seu direito à auto-defesa e chamando sua reação aos ataques terroristas do Hamas como 'prática nazista'", indica um comunicado do centro, divulgado por sua sede regional para a América Latina, em Buenos Aires.

A entidade se dedica à busca de criminosos de guerra nazistas em todo o mundo.

Além do comunicado, o Centro Wiesenthal enviou uma carta ao presidente do PT, Ricardo Berzoini, e ao secretário de Relações Internacionais do partido, Valter Pomar.
Na carta, assinada por Shimon Samuels, diretor de Relações Internacionais, e Sergio Widder, representante para a América Latina, o Centro Wiesenthal afirma que "o comunicado do PT é escandaloso, mas não de todo surpreendente, dado seu acordo de cooperação com o Partido Baath Árabe Socialista da Síria".

"Lembremos que, sob o regime do Baath, a Síria deu abrigo ao criminoso nazista Alois Brunner, além do lugar-tenente de Adolf Eichmann na implementação da 'Solução Final' (de aniquilamento dos judeus na Segunda Guerra Mundial). Isso sim é cumplicidade com o nazismo", destacou.
Além disso, a nota exige que o PT, partido presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condene "o antissemitismo do Hamas", e "a chuva de foguetes que essa organização dispara contra civis israelenses, além de seu abuso contra os civis palestinos, aos utilizá-los como escudos humanos".
A entidade conclui afirmando que, com a postura adotada, o PT "demonstra solidariedade com o antissemitismo e o terrorismo".

A nota do PT já tinha sido alvo de crítica do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Cláudio Luiz Lottenberg."

E meu comentário sobre esta nota é de que quem acha que todos que criticam Israel é nazista e antissemita é, na verdade, ou muito ignorante ou oportunista.

Tem que ser judeu pra criticar Israel no que faz com os palestinos? Tem que ser o Norman Finkelstein, o Nathaniel Braia ou o Ilan Pappe pra poder criticar o genocídio, o massacre étnico cometido contra os palestinos sem ser acusado de nazista?

Porque parece que sempre que alguém critica Israel mobiliza ao mesmo tempo uma série de intelectuais e organizações pró-Israel que acabam sendo judeus. E como fica se criticar quem está defendendo Israel? Fica que, automaticamente, por ser um Estado judeu e por serem seus defensores quase todos judeus, então o crítico de Israel deve ser, na visão deles, um nazista ou antissemita.

Porque só sendo nazista pra se criticar Israel, não é?

Que raciocínio maluco.

Isso é uma baixeza, uma malandragem do discurso, de quem não admite nem sequer o debate sobre o que Israel faz na Palestina. Chamando seus críticos de nazistas, os defensores de Israel chutam o pau da barraca, dão adeus à discussão civilizada, se vitimizam, demonizam os antagonistas e polarizam o debate.

O PT é uma desilusão total, mas ser chamado de nazista... peraí, né?

Um comentário:

Phase B disse...

I do agree with u.. it's true that the argument "if u criticize u re nazi and racist" is quite stupid.In this war,the first question is not about critics,but about a thought of Palestinians,thinking that Israel stole that part of the ground.
Everybody can have his own mind,but saying that it's racist and nazi, it's too much!
xo