quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos de Pequim


Pra mim, desde o começo, pareceu ser muito conveniente a decisão do Comitê Olímpico de sediar os jogos de 2008 em Pequim. (Aqui fica uma dica pra outro post sobre essas associações de esportes internacionais, que são privadas, nada democráticas e fazem o que querem sem ninguém poder controlar ou exigir nada). É um enorme mercado consumidor, quase todas as grandes empresas transnacionais estão lá, e o governo faz o que quer sem ninguém - sindicatos, oposição, ONGs - poder apitar nada.


É absurdo que um país que é campeão em violações aos direitos humanos, em violações ao meio-ambiente e de violações aos direitos dos trabalhadores receba tanto interesse da mídia assim e seja agraciado com os Jogos Olímpicos.


O que rola é que hoje em dia as empresas querem fazer um lucro muito maior do que fizeram nos anos 70 a 90. E onde vai fazer esse lucro? Economizando em salários, adequação ambiental e impostos. Pra isso levam suas fábricas pra China. Lá quem tem dinheiro manda, e manda com o apoio do governo.


É bizarro o país se dizer comunista, já que é uma verdadeira ditadura capitalista. Não tem oposição, nem liberdade de expressão. O governo faz o que quer, e quem discorda vai pra campos de trabalho forçados. O acesso à internet é feito por apenas 17 cabos, que são monitorados por um exército de 30.000 funcionários do governo chinês. E como se isso não fosse suficiente, gigantes do sistema de buscas como o Google ainda aceitam as restrições do governo pra impedir acesso a sites considerados ilegais.


Assim, quem quiser pesquisar sobre Tibete, massacre da Praça da Paz Celestial, etc., não apenas não vai conseguir, como, se insistir, fica sem acesso e pode ser até preso.


Que beleza, né?


Algumas das cidades mais poluídas do mundo estão na China. E não poderia ser diferente, pois com todas as fábricas estrangeiras indo pra lá, e com empresários locais produzindo pra empresas transnacionais, a última coisa em que se vai pensar é no meio-ambiente. E aí se joga o lixo tóxico em qualquer lugar, não se colocam filtros nas chaminés, se despeja esgoto nos rios e lagos. Tudo pra abaixar os custos, com a conveniência do governo.


E outros custos abaixados são os dos empregados, que recebem uma merreca pra trabalhar numa jornada longuíssima, sem quaisquer direitos.


Aí o mundo inteiro aplaude a China, cita que ela é o futuro do capitalismo - e o pior é que é mesmo, é o cenário ideal dos sonhos capitalistas.


Por isso se ninguém boicota, eu boicoto os jogos. Não vou dar ibope pra quem patrocina isso, pra quem divulga isso, nem pra quem está lucrando com isso.